Colaborador fundamental em toda boa agência de Marketing Digital , o social media profissional é o responsável pela comunicação, relacionamento e reputação de uma marca pessoal e/ou empresarial nas redes sociais.
No mercado, o social media também pode ser chamado por outros nomes, tais como:
• Analista de mídias sociais
• Analista de redes sociais
• Assistente de redes sociais
• Assistente de mídias sociais
Este profissional atua principalmente na esfera de grandes redes sociais como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o YouTube, o G+ e o Instagram, entre outras.
Dentro de uma agência de Marketing Digital , o social media profissional pode desempenhar mais de uma dezena de funções. A seguir, listamos algumas delas. Confira:
• Criação de textos, fotos, vídeos e outros formatos de conteúdo
• Atualização das redes sociais com o conteúdo citado no tópico anterior
• Diálogo e relacionamento da marca com seus consumidores
• Gerenciamento de crises e conflitos em público e/ou em particular
• Interpretação de dados gerados pelo público que acessa as redes
• Uso dos dados interpretados no planejamento e criação de campanhas
• Realização de testes A/B para descobrir o conteúdo mais interessante
• Realizações de testes para a descoberta da melhor hora para publicar
• Monitoramento do comportamento do consumidor nas redes sociais
• Desenvolvimento de campanhas de Facebook Marketing patrocinadas
• Desenvolvimento de campanhas de conteúdo orgânico para as redes
Para desempenhar todas essas funções, o social media profissional precisa dominar muito mais disciplinas do que apenas a engenharia das redes sociais. Ele deve conhecer um pouco de:
• Relações públicas e assessoria de imprensa
• Psicologia das relações humanas
• Análise e interpretação de dados numéricos
• Cultura organizacional (missão, visão e valores) das empresas clientes
• Comunicação escrita, verbal e visual
• Capacidade de trabalho em equipe
Artigo: http://geracaointerativa.com.br/noticias-marketing-digital/o-que-faz-um-sa-profissional.html