Marketing Digital

Marketing Digital

by pablovasconcellos Fevereiro 14, 2018
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O que é marketing Digital?

O marketing digital é um termo de guarda-chuva para todos os seus esforços de marketing on-line. As empresas aproveitam os canais digitais, como busca do Google, mídias sociais, e-mails e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

A realidade é que as pessoas passaram duas vezes mais tempo on-line do que costumavam fazer há 12 anos . E enquanto nós dizemos que um lote, a forma como as pessoas loja e comprar realmente tenha mudado, o que significa marketing offline não é tão eficaz como costumava ser.

O marketing sempre foi sobre a conexão com seu público no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa encontrá-los onde eles já estão gastando tempo: na internet.

marketing digital – em outras palavras, é qualquer forma de marketing que existe online.

Então, o que é exatamente o marketing digital?

Do seu próprio site aos seus ativos de marca on-line – publicidade digital , marketing por e-mail, branding e design – há um enorme espectro de táticas e ativos que se enquadram no âmbito do marketing digital. E os melhores comerciantes digitais têm uma imagem clara de como cada recurso ou tática suporta seus objetivos globais.

Aqui está um resumo rápido de alguns dos ativos e táticas mais comuns:

Ativos

  • Seu site
  • Postagens no blog
  • Ebooks e whitepapers
  • Infográficos
  • Ferramentas interativas
  • Canais de mídia social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)
  • Branding
  • Gestão de marca (logotipos, fontes, etc.)

Táticas

Search Engine Optimization (SEO)

O processo de otimização do seu site para “classificar” mais alto nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que o seu site recebe.

Marketing de conteúdo

Criação e promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar conhecimento da marca, crescimento do tráfego, geração de leads ou clientes.

Marketing de entrada

O marketing de entrada refere-se à  abordagem “Funil de Vendas” para atrair, converter, fechar e deliciar clientes usando conteúdo online.

Marketing de mídia social

A prática de promover sua marca e seu conteúdo nos canais de mídia social para aumentar a consciência da marca, impulsionar o tráfego e gerar leads para sua empresa.

Automação de Marketing

A automação de marketing  refere-se ao software que existe com o objetivo de automatizar ações de marketing. Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como emails, mídias sociais e outras ações do site.

Marketing de email

As empresas usam o marketing por e-mail como uma maneira de se comunicar com seus públicos. O e-mail é freqüentemente usado para promover conteúdo, descontos e eventos, bem como direcionar as pessoas para o site do negócio.

 

O marketing digital funciona para todas as empresas? B2B e B2C?

O marketing digital pode funcionar para qualquer empresa em qualquer setor. Independentemente do que a sua empresa vende, o marketing digital ainda envolve a construção de pessoas do comprador para identificar as necessidades do seu público e criar conteúdo online valioso. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.

Para B2B

Se sua empresa for B2B, seus esforços de marketing digital provavelmente serão centrados em torno da geração de leads online, com o objetivo final de alguém falar com um vendedor. Por esse motivo, o papel da sua estratégia de marketing é atrair e converter os leads de melhor qualidade para seus vendedores através do seu site e suportar canais digitais.

Além de seu site, você provavelmente escolherá concentrar seus esforços em canais focados em negócios, como o LinkedIn, onde seu demográfico está gastando seu tempo online.

Para B2C

Se a sua empresa for B2C, dependendo do preço de seus produtos, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas para seu site e torná-los clientes sem precisar falar com um vendedor.

Por essa razão, provavelmente você provavelmente se concentrará em “leads” em seu sentido tradicional, e é mais provável que se concentre em construir uma jornada de comprador acelerado, desde o momento em que alguém aterra no seu site, até o momento em que faça uma compra . Isso geralmente significará que os recursos do seu produto em seu conteúdo estão mais altos no funil de marketing do que poderia ser para um negócio B2B e você precisará usar chamadas de ação direta (CTAs) mais fortes.

Para empresas B2C, canais como Instagram e Pinterest podem ser mais valiosos do que as plataformas focadas no negócio LinkedIn.

 

Em Ubá as grandes empresas de móveis, sempre atuaram no B2B ou seja: sempre estiveram próximos a representantes comerciais e a lojistas, entretanto como o ambiente digital permitiu que empresas de porte médio, conseguisse chegar a casa do consumidor final do outro lado do estado com mais facilidade, isso permitiu que o mercado digital ganhasse novas formas de anúncios, engajamentos e estratégias.

 

Quais são os principais benefícios do marketing digital?

Ao contrário da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os comerciantes vejam resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, você saberá o quanto é difícil estimar quantas pessoas realmente viraram para essa página e prestaram atenção ao seu anúncio. Não existe uma maneira segura de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.

aqui estão alguns exemplos:

“Tráfego do site

Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que visualizaram a página inicial do seu site em tempo real usando o software de análise digital. Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, o dispositivo que eles estavam usando e de onde eles vieram, entre outros dados de análise digital .Esta inteligência ajuda você a priorizar os canais de marketing para passar mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que esses canais estão dirigindo para o seu site.

Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego vier a partir da pesquisa orgânica, você sabe que você provavelmente precisará gastar algum tempo no SEO para aumentar essa porcentagem.Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes de ter uma interação com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes de chegarem ao estágio final na jornada do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para seu site diretamente no topo do funil de marketing.” https://blog.hubspot.com/marketing/what-is-digital-marketing

 

Quanto tempo vai demorar para ver resultados?

Com o marketing digital, muitas vezes pode sentir que você pode ver os resultados muito mais rápido do que você pode com o marketing off-line devido ao fato de ser mais fácil medir o ROI . No entanto, ele depende, em última análise, da escala e da eficácia da sua estratégia de marketing digital .

Se você gastar tempo criando pessoas compradoras abrangentes para identificar as necessidades do seu público e você se concentra na criação de conteúdo online de qualidade para atraí-los e convertê-los, então é provável que você veja resultados sólidos nos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga faz parte da sua estratégia digital, os resultados são ainda mais rápidos – mas é recomendável concentrar-se na construção do seu alcance orgânico (ou “livre”) usando conteúdo, SEO e redes sociais para um sucesso sustentável a longo prazo.

Preciso de um grande orçamento para o marketing digital?

Como com qualquer coisa, isso realmente depende de quais elementos do marketing digital você está procurando adicionar à sua estratégia.

Presumindo que você já tem um site, se você está se concentrando em técnicas de entrada como SEO, mídia social e criação de conteúdo, então a boa notícia é que você não precisa de muito orçamento. Com o marketing de entrada, o foco principal é criar conteúdo de alta qualidade que seu público quer consumir, o que, a menos que esteja planejando terceirizar o trabalho, o único investimento que você precisa é o seu tempo.

Com técnicas de saída como publicidade on-line e compras de listas de e-mail, há indubitavelmente algumas despesas. O que custa é o tipo de visibilidade que deseja receber como resultado da publicidade.

Por exemplo, para implementar o Google AdWords, você tentará contra outras empresas do seu setor para que apareçam na parte superior dos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave associadas ao seu negócio. Dependendo da competitividade da palavra-chave, isso pode ser razoavelmente acessível, ou extremamente caro, e é por isso que é uma boa ideia concentrar a construção de seu alcance orgânico também.

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