O QUE É DESIGN GRÁFICO?
Pode ser resumido e bem definido através da frase: tornar algo desejável.
Apesar de não possuir uma tradução própria, em alguns casos esta palavra pode significar projetar/desenhar/designar; ou seja, buscar promover soluções que vão despertar desejabilidade nas pessoas.
Steve Jobs, ex-presidente da empresa Apple, citou que “as pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Com isso, podemos concluir que muitos clientes não vão saber nos informar ao certo o que eles querem, mas, se investirmos em um serviço de boa qualidade, em uma boa estrutura e dentre outros quesitos do tipo, é possível conseguir muita interação.
A parte gráfica cumpre a meta de projetar informações visuais. Mas, vale lembrar que essas informações não devem abordar somente cores e formas – É necessário despertar sensações nas pessoas, que as farão interagir de maneira positiva com o projeto.
LOGOMARCA, SLOGAN, LOGOTIPO, LOGO, MARCA…
Tantos termos, mas e os significados?
Para começar, o termo “logomarca” é considerado errado. Seria uma redundância afirmar logo e marca na mesma expressão. É como se chamasse a “batata” de: batata batata. Mesmo assim, esse termo é usado (erroneamente) por muitas pessoas – o que causa os famosos discursos de indignação na faculdade (principalmente por parte dos calouros de design).O que acontece é que dentre os termos citados (por mais que pareçam sinônimos), cada um representa algo.
Logo
Vem do grego e em tradução para o português é: “significado”.Brevemente resumindo, quando se trata da área de design/comunicação, “logo” é o símbolo pelo qual a sua empresa/marca é reconhecida.
Marca
Também com a tradução “significado” em português, a palavra “marca” vem do germânico (marka). Mas, no campo da comunicação, essa palavra vai muito além da representação gráfica, pois ela está relacionada ao conceito da empresa – o que fica no subconsciente das pessoas.
Por exemplo, quando se fala da Coca-Cola, logo se pensa em refrigerante, festa, poder, e qualidade, por exemplo. Ou seja, essa “imagem” que vem à cabeça é o que a marca representa: o produto, o serviço, as experiências com a mesma, etc. Muito também se usa o termo “marca” para se referir ao logo (o que não é considerado como errado).
Logotipo
É a junção do logo (símbolo) com um texto/palavra. Ou seja, quando o logotipo tem um suporte tipográfico, ele é chamado de logotipo.
Slogan
Pode ser considerado como uma frase/expressão de efeito que define/representa a empresa (às vezes chamado de jargão).
Confira abaixo slogans usados por algumas empresas:
Apple: Pense diferente (Pense diferente).
McDonald’s: Amo muito tudo isso.
Microsoft: Be what’snext (Seja o próximo).
NOSSOS SERVIÇOS
Identidade Visual
- Branding – Design de logotipo
- estacionário e manual de normas
Editorial
- Brochuras, catálogos
- Livros, revistas e jornais
Infográfico
- Transformar dados em elementos visuais e inteligíveis.
Ilustração
Imagem meramente fictícia
IDENTIDADE VISUAL
Você já ouviu a expressão: “a primeira impressão é a que fica”? Com a sua identidade visual acontece da mesma forma.
Mas, afinal, o que é identidade visual?
Brevemente explicando, a identidade visual tem o objetivo de transmitir informações; sejam elas através de imagens ou tipografia, por exemplo. Na maioria das vezes nós julgamos algo como bom ou ruim através da aparência que ele nos passa.
Isso porque podemos ter os nossos estímulos sensoriais despertados quando nos deparamos com uma imagem – podemos sentir medo, tranquilidade, prazer, empolgação, e dentre outras sensações. Ou seja, a sua identidade visual precisa abordar informações que você deseja passar para as pessoas, e se quiser ter sucesso com a sua marca e serviço, os aspectos visuais que você criar precisam ser atraentes.
Às vezes, o seu conteúdo é muito melhor do que o do concorrente, mas, as suas informações visuais não são muito chamativas. Isso faz com que a sua empresa deixe de receber engajamentos, já que as pessoas não reagiram com satisfação à identidade visual dela.
Lembre-se: a sua identidade visual consegue vender mais do que você!
Branding
Branding (ou gestão de marca) são ações alinhadas ao posicionamento, propósito e aos valores da marca que ajudam a construir a percepção na mente do cliente. O objetivo do branding é não conquistar só a mente do consumidor, mas também seu coração.
Pense durante 1 minuto em uma marca.
Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças?
É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
Essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é quem a marca é. É a criação de significado por meio de símbolos.
Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro. (Seth Godin)
Qual a importância do Branding?
A globalização aumentou a competitividade, e demonstrar diferencial de marca passou a ser necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento.
Segundo pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar: 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição
Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias, suas causas e promover boas experiências de marca são a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes.
Gestão da marca: o novo marketing?
No RD Summit 2017 (O mairo evento de Marketing da América Latina) a especialista Ana Couto palestrou sobre o papel crucial que o branding tem na construção da imagem da marca, e comentou que “ser uma boa empresa é o novo branding”.
A palestrante começou a apresentação falando que o mundo é VUCA, que são as iniciais de 4 palavras que caracterizam o novo mundo, onde as marcas devem estar atentas às mudanças e principalmente abertas a elas:
- O mundo é Volátil: tudo muda muito rápido a todo tempo;
- O mundo é Incerto (de uncertain): não temos garantias, temos muitas incertezas;
- O mundo é Complexo: não é linear, está confuso e ansioso;
- O mundo é Ambíguo: temos muitas opções e os limites se dissolveram.
Neste cenário, a capacidade de adaptabilidade ao novo ecossistema que se apresenta é a principal qualidade de uma empresa do futuro.
O novo ciclo de valor para as marcas está na capacidade de desaprender o que já sabem e reaprender baseado nesse novo panorama. Hoje, o propósito virou o valor em si.
O grande desafio para as empresas é se adaptar ao mundo VUCA e a partir desse novo paradigma, gerar valor. Isso está acontecendo e dividido em 3 ondas:
- 1ª onda: marcas que têm o discurso voltado à venda, promoção, preço, reconhecimento e lucro.
- 2ª onda: marcas que conseguem criar conexões emocionais com as pessoas e suas histórias, que são relevantes e geram valor.
- 3ª onda: marcas VUCA, que trabalham com a ideia da criação de um ecossistema de valor com um propósito e pessoas engajadas nele.
E é justamente na terceira onda que estão as empresas que mais alcançaram valor com a gestão da marca nos últimos anos. Se você não está nela, talvez seja a hora de fazer um reposicionamento de marca.
Ana Couto citou como exemplo o Airbnb, que é uma empresa que cumpre todos os requisitos de uma marca VUCA, com o propósito claro de “fazer você se sentir em casa em qualquer lugar”.
Além disso, está verdadeiramente engajada com uma causa social relacionada a assistência aos refugiados ao redor do mundo.