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Agência de Marketing Digital em Ubá mostra resultados

Como conseguimos mais de 2 mil oportunidades de negócio com marketing digital em Ubá e região

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Veja um case de sucesso de marketing digital em Ubá e região

Você já deve ter lido algo sobre marketing digital. Provavelmente também já leu que, alinhado a estratégias, o marketing gera grandes resultados. O marketing digital é uma realidade nas novas formas de gerar vendas.

Acredito também que você já deve ter visto alguns cases de sucesso de várias empresas, porém não tenha visto ainda um caso especifico de sucesso na região de Ubá. O mercado digital em ubá cresce muito pouco comparado com cidades do mesmo porte.

Um motivo de isso estar engatinhando é o fato de alguns gestores desconhecerem ainda o poder do digital. Outros, porém, acreditam que estar no “Google meu negócio” é estar fazendo marketing no ambiente digital.

Na verdade sim e não: sim porque o Google é a maior rede de pesquisa do mundo e isso também inclui os ubaenses, já que quando um jovem de 22 anos quer fazer seu churrasco no final de semana, ele procura no Google “Açougues em Ubá” e por aí inicia um processo de levantamento de preços até chegar à tomada de decisão.

O “não” é pelo fato de que o marketing digital não envolve apenas o Google, ele é muito mais amplo e traz resultados significativos através das redes sociais, como o Instagram e Facebook, por exemplo.

Ou seja, se o seu concorrente anuncia um negócio nessas redes, além do Google, ele terá mais chances de venda, porque ele estará investindo em estratégias que promovem um relacionamento mais próximo entre o produto dele e o cliente.

Porque o marketing digital gera resultados?

O princípio básico do Marketing é gerar demanda, e marketing digital é gerar demanda no ambiente digital. Além de gerar demanda, criar novas oportunidades de negócio e outras possibilidades que o marketing digital proporciona.

A partir de uma pesquisa em 2017, as empresas afirmaram que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). (Social Media Trends, 2017)

 

Marketing Digital em Ubá funciona mesmo?

Aproximadamente 90 mil pessoas acessam o Facebook diariamente em Ubá.

Ao olhar o ambiente digital na região de Ubá e seus usuários, nós temos alguns dados que são relevantes.

Segundo o Facebook, nós temos de 80mil a 90mil pessoas ativas mensalmente, isso não inclui adolescentes e jovens de até 18 anos.

Em alguns anúncios é possível segmentar até os 13 anos de idade

 

Mobile é o futuro

Um dado relevante e que eu sempre procuro citar nas minhas reuniões é o dispositivo utilizado para acessar o Facebook: os números chegam a 93%! Isso mesmo, as pessoas não se desgarram mais do celular ou tablet.

Como é um dado relevante, é preciso que as empresas invistam em conteúdos que sejam principalmente acessíveis para o sistema mobile, ex.: um vídeo de uma campanha da loja X precisa ser gravado em uma qualidade que não dificulte o carregamento no 3G e também que não apresente uma qualidade ruim, isso pode não gerar um bom posicionamento da marca.

Relacionamento

Outro ponto importante nesses dados é o relacionamento desses usuários: 44% são casados. Ou seja, a maioria dos usuários, e isso também nos disponibiliza bastante insights para a geração de campanhas.

Insights

Baseado nesses dados você consegue perceber as oportunidades que o ambiente digital te oferece na região de Ubá. Porém, se esses dados não estiverem alinhados com uma estratégia que compreenda o comportamento de compra desses consumidores, você apenas terá números vazios que não se transformaram em vendas.

Instagram é a rede social que mais cresce no mundo

Sem contar o fato de que a maioria desses usuários também estão ingressando no Instagram, segundo a TechCrunch, “o Instagram incrivelmente dobrou sua base de usuários para 700 milhões de usuários ativos em dois anos”.

Tudo isso são frutos de vários aprimoramentos ao longo do tempo, como o Stories, versão web e melhor performance em smartphones de baixo custo. O crescimento atual vem acelerando com o tempo, nos últimos quatro meses a rede social ganhou 100 milhões de usuários.

Para termos um pouco de perspectiva, a rede social já é duas vezes maior que o Twitter. 

Fizemos uma pesquisa em Ubá e cerca de 90% das pessoas afirmaram acessar por pelo menos 5x ao dia o Instagram

 

 

O Case de sucesso de Ubá

E agora vou mostrar a vocês um case de marketing digital de sucesso na região de Ubá. Tudo isso aconteceu nos primeiros 4 meses do ano de 2018, após um trabalho árduo, com estratégias, alterações, testes, reuniões até a conclusão desse projeto.

Após alguns dados serem analisados, nós encontramos muitas possibilidades que poderíamos explorar para gerar resultados a essas empresas.

Uma das possibilidades que estavam no nosso roteiro era exatamente a falha de comunicação que existe entre as empresas de Ubá e o seu cliente no digital.

Nós tínhamos um terreno fértil, porque o Facebook, Google e Instagram trabalham com um sistema de distribuição de anúncios que são regidos por um sistema de leilão.

Isso mesmo, quem tiver um anúncio mais relevante, dentro das especificações que pedem o Facebook, terá mais chances que possibilitarão estar à frente de anúncios de outras empresas do mesmo segmento.

Então, como o segmento dessas empresas tinham apenas 1 concorrente, nós conseguimos alcançar um CPM de 2 Reais. (O CPM mede o valor total gasto em uma campanha de anúncios, dividido pelas impressões, multiplicado por 1.000. Por exemplo, Se você gastou R$ 50 e recebeu 10.000 impressões, seu CPM foi de R$ 5.) simplificando para você, nós conseguimos alcançar 1000 pessoas com um custo de 2 reais.

Anúncios mais baratos

Você deve estar pensando então como é fácil anunciar no Facebook, não é mesmo? O problema é que anunciar não é a parte sistemática do negócio – o difícil é segmentar o público e desenvolver o anúncio.

Não é pelo fato de não ter concorrentes que todos os anúncios serão baratos como esse, mas sim ao contrário. Bem no começo da nossa empresa, sem saber segmentar e desenvolver anúncios, nós chegamos a pagar 15 reais no CPM.

Existem mais de 10 tipos de anuncio no Facebook, e saber qual pode gerar mais resultados com um custo otimizado requer tempo, estudos e conhecimento profundo das funcionalidade, caso contrário sua empresa corre o risco de estar ‘‘investindo em marketing digital’’ e queimando sua verba sem gerar resultado satisfatório.

Outro fato importante que nos possibilitou alcançar a marca de 2mil novas oportunidades de negócio foi o Benchmarking

Benchmarking vem da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, que significa ‘referência’. Ele nada mais é do que uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas pela sua marca.

Estudar meus concorrentes e suas estratégias foi um passo muito importante. Apesar de ter muito pouco concorrente no ambiente digital, utilizamos o marketing tradicional para analisar ações que chamamos de offline, aquelas ações que são feitas no dia-dia fora do ambiente digital.

Chegamos a insights interessantes de comportamento de compra e fizemos alguns testes no on-line, e já na primeira semana obtivemos um resultado inesperado: não imaginávamos que o anúncio chegaria a 100 pessoas interessadas no produto.

Gerenciamento de Rede Social é a base do marketing digital

Nesse resultado relâmpago nos preparamos para fazer uma transição de informação para a equipe de vendas em rápida escala, sem deixar o cliente esfriar. Nesse período entrou a gestão de comentários, e é aqui que se inicia o SOCIAL MEDIA ou Analista de mídias sociais.

Esse profissional ou essa profissão tem por especialidade ser responsável pela comunicação, relacionamento e reputação de uma marca pessoal e/ou empresarial nas redes sociais.

Uma verba justa faz a diferença

Um ponto importantíssimo que muitos gestores travam no crescimento da empresa na internet é a verba disponibilizada para gerenciar e administrar essas redes. O marketing digital também é marketing e, sendo marketing, requer tempo de maturação.

No marketing tradicional é possível gerar duas possibilidades: a primeira é posicionamento no mercado, se fortalecer perante o seu público, desbancar a concorrência, ser referência, e tudo isso está no que chamamos de INTANGÍVEL – aquilo que não podemos mensurar em sua maioria.

Contrapartida existem ações de venda de um produto ou serviço, o que já pode ser mensurado, para verificar se obtiveram resultado ou não. Por isso o tempo e a verba são tão importantes para o marketing digital.

A curto prazo estamos gerando anúncios patrocinados, porém a longo prazo estamos oferecendo conteúdo rico ao nosso mercado, e tudo isso não se faz com R$50,00.

É preciso repensar uma verba JUSTA que enquadre nos custos da empresa, sem que isso atrapalhe o planejamento de marketing digital.

Saiba como conseguimos mais de 2 mil oportunidades de negócios com Marketing Digital

Em nosso relatório os dados são impactantes, veja alguns números:

  • 613 mil visualizações das 4 marcas no Facebook e instagram
  • 3.851 engajamentos com anúncios
  • 169 cliques em ligações
  • Média de 40 post por mês divido em 4 páginas (isto é: 10 publicações mensais para cada empresa)
  • 267 mil impressões orgânicas
  • Principais cidades: Ubá – Tocantins – Visconde do Rio Branco – Rodeiro

 

Estratégias a médio prazo.

Todos os nossos planos são com tempo mínimo de 6 meses, e isso nos possibilitou trabalhar com mais segurança nas nossas estratégias. Primeiramente queremos vendas, não likes.

 

Social media e conteúdos são importantes

O gerenciamento das redes sociais foi de certa forma crucial para o crescimento do nosso projeto. Existem duas formas de se alcançar o público no ambiente digital, o primeiro é o anúncio, a campanha que você paga diretamente para o Facebook ou Google.

A segunda forma é o orgânico, que tem como grande característica e vantagem não possuir um custo direto. Por isso, quando alguém compartilha, comenta ou curte algo relacionado à sua página, isso possibilita que novas pessoas encontrem o seu negócio na rede.

Mas, para que o orgânico funcione é necessário gerar bons conteúdos, banners interessantes e interagir com o público para que ele se sinta participante da marca.

Para tudo isso é necessária uma empresa que tenha bons geradores de conteúdo, designers que compreendem o mercado digital, um profissional que se mantenha atualizado às mudanças do digital. Por isso sua empresa precisa de uma Agência de Marketing.

 

Nossa empresa está nas primeiras colocações do Google. Tudo isso se aplica em conteúdos e SEO

 

Como o marketing digital pode ajudar a minha empresa?

Estratégias

As estratégias de venda mais eficazes atualmente são através do meio digital, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, a qual influencia de forma significativa na decisão de compra de cada um. Isso acontece porque o marketing digital trabalha com táticas capazes de “seduzir” os internautas para terem interesse em conhecer os produtos ou serviços que as empresas oferecem, a fim de que sejam adquiridos.

Análise do seu negócio

Quando contratado um serviço de marketing digital, o profissional da área vai primeiramente analisar toda a situação proposta do seu mercado, de forma que sejam coletados dados relevantes para criar as estratégias devidas. A partir daí vão ser definidos os canais que serão utilizados para tornar o seu negócio conhecido, como Instagram e Facebook, por exemplo.

No entanto, nem sempre uma coisa se aplica à outra, quando se trata desses segmentos – alguns resultados podem ser melhores no Instagram do que no Facebook e vice-versa.

Essas estratégias midiáticas podem ser expressas através da mídia social, por exemplo, porque englobam elaboração de conteúdos, criação de personas, campanhas e dentre outras atividades.

Ou seja, são ações que requerem tempo e habilidades específicas para atingir o público certo para o seu negócio, já que toda ação de marketing gera posicionamento e/ou venda.

Cronograma

Ao profissional de marketing que vai trabalhar para alavancar suas vendas há uma série de tarefas a cumprir, com cronogramas e habilidades precisas para garantir o seu retorno de forma tangível e intangível.

Ou seja, o seu retorno pode ser mensurado de forma física/palpável (dinheiro) ou também de forma não física, como um relatório digital de todo engajamento que os seus negócios tiverem durante o tempo em que a sua empresa atuou com o marketing digital.

Assim, você consegue mensurar todo alcance e reconhecer a eficiência da área para o seu sucesso.

Se é marketing digital, então pode ser mensurado

 

Como contratar os serviços de marketing digital para a minha empresa?

Espero que esse case possa ajudar você a pensar com mais atenção para a URGENTE NECESSIDADE DA SUA EMPRESA ESTAR NO AMBIENTE DIGITAL, e podemos fazer isso o mais rápido possível.

Se você tem interesse em uma consultoria de marketing digital para a sua empresa, solicite agora uma avaliação. Clique nesse link.

 

 

 

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